terça-feira, 29 de novembro de 2011

Explicações sobre a não-realização da atividade prática

Estou muito decepcionada com o resultado da tarefa prática proposta em sala de aula. Quando o exercício foi proposto, imaginei realizá-lo sozinha, pois conheço a dificuldade de desenvolver trabalhos em grupo na FACED. Cada um com diferentes horários e responsabilidades. Mas, como foi falado pela professora Nádie, também imaginei que o trabalho multidisciplinar poderia ser muito mais rico, tanto para a turma como para nós alunos/futuros professores. Assim, nos juntamos, Fernanda e eu (Teatro) e Janifer (Ciências Sociais) para o desenvolvimento de tal atividade. Conversamos, pontuamos assuntos a serem trabalhados e combinamos encontros, virtuais, nos quais o Plano de Aula seria desenvolvido.
Esses encontros acabaram não acontecendo da forma prevista, com alguns desencontros pelo caminho e, em determinado momento, optamos por Fernanda e eu, lembrando das conversas que aconteceram em grupo, realizarmos a escrita do Plano de Aula. Este Plano foi enviado à Janifer por email. Fiquei muito feliz com nosso desenvolvimento de Plano de Aula, construímos uma aula ativa, diferente, divertida e que trabalha os conceitos escolhidos de uma forma prática e atrativa. Fernanda se disponibilizou a procurar uma escola para a realização da atividade. Foi quando esbarramos no nosso primeiro entrave. A escola não aceitou os papeis de autorização para a atividade. Fizemos contato, novamente por email, e Janifer se disponibilizou a entrar em contato com outra escola. Ficamos aguardando novamente.
A primeira notícia, quase uma semana depois, foi que a escola, direção e professores, haviam aceitado a atividade e que seria marcada a visita para a outra semana. Continuamos aguardando, mas o contato não veio.
Mandei alguns emails, respondidos pela Fernanda, que também aguardava notícias, perguntando sobre a realização da atividade, mas não obtivemos resposta. No último final de semana, recebemos a resposta de Janifer dizendo que ela estava encontrando dificuldades na aceitação do papel, que a escola só aceitaria documentos que seriam referentes à realização de Estágio e que, como não era o caso, ela teria que ir até o DECORDI, saber sobre a possibilidade de obter outro tipo de autorização.
Hoje, durante a aula da professora Nádie, me encontrava apreensiva, já que nenhuma das minhas colegas de grupo estava em aula. Quando Janifer chegou, me explicou que estava na escola e que, novamente, tinham dito a mesma coisa para ela e que a atividade não poderia ser realizada.

Um comentário:

  1. Oi Ariane,
    é uma pena que estes desencontros e o excesso de burocracia tenha atrapalhado a realização da tarefa de vocês, que estava tão bacana no planejamento. Sinto muito mesmo por isso. Mas espero que de alguma maneira esta atividade não seja esquecida e possa ser utilizada em algum momento na tua docência.

    Abraços, Anelise.

    ResponderExcluir