sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Sobre saberes e aprendizagens docentes...
A formação do professor não acontece por unicamente uma via. Todas as experiências vivenciadas (desde experiências familiares, culturais, de lazer até experiências como aluno) são fatores fundamentais na construção de um professor. Por isso, essa formação também não é estática, imutável. Ela é recriada a cada dia, a cada nova experiência, a cada nova experimentação. É claro que toda a carga acumulada constitui o professor, mas o mais importante é estar disponível para aprender. Aprender a dar aula naquele dia, para aqueles alunos, aquele conteúdo. A experiência deve ser capaz de ensinar o professor a arte da improvisação, com controle, com responsabilidade e, principalmente, com criatividade.


http://youtu.be/MJn5KNYNgE0

Filme Como Estrelas na Terra - Toda criança é especial



Um comentário:

  1. Acredito que o conteúdo não deve ser o único objetivo de um professor, muito menos que exista uma forma rígida e correta de se dar aula. A flexibilidade, o improviso podem fazer parte desse momento. E como tu disseste, a formação do professor é contínua e dela fazem parte suas experiências, que constantemente se recriam. Sempre aprender, estar aberto para o novo é parte fundamental dessa formação.
    Ótimo vídeo! Um bom exemplo de flexibilidade e improviso na sala de aula. E aqueles dois menino sentados? Parecia que um deles não estava inserido na brincadeira. O que acontece com ele depois? Qual a atitude do professor em relação a ele. Fiquei curiosa.

    Abraços, Anelise.

    ResponderExcluir